Leite de cabra e intolerância à lactose

Todos os leites de origem animal contêm lactose em suas composições – incluindo o leite materno. Isso significa que o leite de cabra também não é indicado para as pessoas com diagnóstico médico comprovado de intolerância à lactose. 

Mas afinal, o que é a intolerância à lactose? 

Diferente das alergias alimentares, que caracterizam uma resposta exagerada do sistema imunológico à proteína, a intolerância está associada à dificuldade de digestão da lactose, principal carboidrato presente no leite e seus derivados. Isso se dá por conta da deficiência de uma enzima chamada lactase, responsável por quebrar as moléculas de lactose durante o processo digestivo. Dentro dos principais sintomas de intolerância à lactose estão: formação excessiva de gases, distensão abdominal, cólicas e diarreias.  

Como esses  sintomas se assemelham aos sintomas presentes nos casos de alergias alimentares, é indicado buscar a orientação de um profissional de saúde especializado para que um  diagnóstico seja obtido e sejam fornecidas orientações sobre os ajustes a serem feitos na alimentação. 

A incapacidade parcial ou total de digerir a lactose pode ser congênita ou progressiva, mas o primeiro caso é raro: as chances de crianças menores de dois anos sofrerem do problema não é tão comum quanto na fase adulta. Os pais, de qualquer forma, devem estar sempre atentos a quaisquer sinais. 

Por outro lado, a redução da capacidade de produção de algumas enzimas digestivas  costuma se dar ao longo da vida e cerca de 70% dos adultos brasileiros são afetados pela ausência da enzima lactase em diferentes graus: leve, moderado ou severo. 

Em suspeita de intolerância à lactose, consulte um médico o quanto antes.