Qual é o melhor leite para os bebês?

O leite materno é, indiscutivelmente, o melhor para os pequenos. Por conta de sua composição perfeitamente adequada para a defesa e desenvolvimento do organismo do bebê – além de possibilitar uma conexão ainda maior entre mãe e filho – o leite materno supre todas as necessidades dos bebês até os seis meses, idade até a qual a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza o aleitamento materno exclusivo. 

Depois desse período, mesmo com a introdução de novos alimentos, o leite materno pode e deve continuar sendo oferecido até o segundo ano de vida ou mais.

Leite de cabra para bebês: pode? 

Diante do caráter único e essencial do leite materno para os bebês, é importante ressaltar que nenhum outro leite de origem animal ou vegetal é adequado para a alimentação dos bebês menores de um ano, pois as quantidades de nutrientes desses alimentos não estão de acordo com as necessidades da faixa etária em questão.

Para atender às necessidades específicas de cada bebê,  é recomendado que pais e mães busquem a orientação de um profissional de saúde – pediatra ou nutricionista – caso tenham dúvidas com relação à amamentação e alimentação de seus filhos.

Vale esclarecer que o leite de cabra pode servir como matéria-prima e principal fonte proteica na composição de fórmula infantil para lactentes. No entanto, nenhuma fórmula infantil deve ser introduzida na alimentação de bebês sem conhecimento e autorização expressa de um profissional de saúde. 

Para mais informações sobre o aleitamento materno e seus benefícios, clique aqui. [sugestão hyperlink Ministério da Saúde: http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-da-crianca/aleitamento-materno]