Autonomia durante a introdução alimentar do bebê. Já ouviu falar em BLW?

O método de introdução alimentar chamado Baby-Led Weaning (BLW) vem ganhando cada vez mais espaço nas rodas de conversa entre mães e profissionais de saúde. A proposta é que, aos seis meses, quando começa a introdução dos primeiros alimentos sólidos no cardápio do bebê, os pais dispensem o uso de colheres e alimentos batidos e deem espaço para uma refeição guiada pelos pequenos.

Autonomia durante a introdução alimentar do bebê. Já ouviu falar em BLW?

Criado pela britânica Gill Rapley, autora do livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby To Love Good Food (“O desmame guiado pelo bebê: ajudando seu bebê a amar boa comida”, em tradução livre), o método dá mais autonomia para que os bebês possam explorar o universo de cores, sabores e texturas de uma forma mais natural e espontânea. 

COMO FUNCIONA? 

É simples: sentado em seu cadeirão, junto da família, o bebê pega sozinho os alimentos e os leva até a boca. Por isso, é importante começar o BLW a partir dos 6 meses (ou conforme orientação do pediatra), quando o bebê já consegue ficar sentado e segurar frutas, legumes e verduras com as mãozinhas. O método incentiva a autonomia e curiosidade, já que é o seu filho quem determina o tempo de cada refeição e a quantidade de alimento ingerida. O papel dos pais aqui é picar os alimentos de uma forma ideal para que o bebê consiga realizar essa tarefa e ficar de olho no pequeno durante toda a refeição, interagir e incentivar sem pressioná-lo. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS? 

Ter autonomia na hora da alimentação tem muitas vantagens. A experiência do BLW permite o desenvolvimento motor da criança e da mastigação. Com o contato mais próximo com os sabores e texturas diminuem as chances do bebê rejeitar os alimentos, pois o estímulo dele para a experimentação é a curiosidade, uma característica comum dessa fase. 

Outro ponto característico desse método é colocar o desejo do bebê em primeiro plano. Ele é encorajado a conhecer a consistência de uma maior variedade de alimentos por conta própria e a formação do seu paladar ocorrerá de forma mais orgânica e prazerosa. Cá entre nós, outro benefício interessante é que os pais podem economizar tempo no preparo do alimento e gastar mais tempo interagindo com os filhos enquanto eles exploram as novas descobertas alimentares. 

O BEBÊ PODE CORRER ALGUM RISCO? 

As principais preocupações dos pais com o BLW são: “será que meu bebê pode engasgar” e “será que ele está ingerindo todos os nutrientes que precisa”?

 Os pequenos podem engasgar com qualquer tipo de alimentação, por isso a observação de um adulto durante toda a refeição é importante. Retirar cascas, sementes e caroços também é uma precaução necessária. Além disso, é bom evitar alimentos pequenos e arredondados que o bebê é capaz de ingerir por inteiro. 

No método BLW, a quantidade de alimento ingerida e o tamanho do apetite devem ser ditadas pelo bebê. Por isso, é importante  conversar com o seu pediatra caso tenha interesse em aplicar esse método, , assim você garante uma refeição completa e saudável com boa variedade de alimentos em porções balanceadas.

 No fim das contas, o maior risco que seu bebê vai correr é ficar todo sujo e fazer uma bagunça na cozinha. Mas algo que compensa é o benefício de vê-lo descobrir o mundo com mais autonomia e de forma mais fluida.