Como não esquecer de si mesma durante os primeiros anos do bebê

De repente o bebê chega, a sua rotina e seus hábitos mudam, e você se depara com uma fase completamente nova da vida. A mudança começa pela hora de dormir. àÀs vezes é preciso acordar no meio da noite para amamentar, para trocar o bebê, para apaziguar as cólicas. As noites maldormidas somadas à responsabilidade que é cuidar de um ser indefeso trazem mais do que olheiras – podem trazer também irritação, esgotamento e bastante angústia. Portanto, é importante lembrar de uma frase conhecida: “Antes de colocar a máscara de oxigênio na criança, coloque-a em você”. Para facilitar, vamos colocar em tópicos simples atitudes que podem te ajudar a passar por esse momento com toda a tranquilidade (ou quase toda).

Como não esquecer de si mesma durante os primeiros anos do bebê

Lembre-se de que é uma fase transitória 

Lembre-se de que o bebê de um mês dá muito mais trabalho do que o de três meses e que, com três anos, ele já será muito mais independente. Mas a ideia não é só se lembrar disso e repetir como mantra para acalmar. A ideia é que algumas atitudes possam ser tomadas com mais leveza porque você sabe que passa rápido, que será por pouco tempo. . Pode ser que até hoje na vida você tenha dado conta de tudo sozinha, mas não precisa ser o caso nesse momento. Aprenda a pedir ajuda, a delegar e a contar com as pessoas mais próximas. Acredite, amigos e membros da família vão adorar ajudar e, com isso, você ganhará uma hora ou, quem sabe, um dia de folga na semana. 

Escolha um pediatra de confiança 

Pessoas conhecidas, amigos e desconhecidos que você conhece na rua começam a dar palpite sobre qualquer coisa que você faça ou deixe de fazer com o seu filho e a gente sabe que alguns comentários podem ser bem desagradáveis. Melhor do que estar aberta a ouvir todo mundo ou ainda, mesmo sendo novata na situação, buscar ter certeza por si mesma, é encontrar um profissional em que você realmente possa  confiar. Um pediatra é a pessoa ideal porque, além de conhecimento técnico e muita experiência, ele poderá ajudá-la em cada etapa de amadurecimento do seu papel de mãe com informações seguras; e não com achismos. 

Tente levar as coisas com mais leveza e bom humor 

Que tal a possibilidade de tratar a dificuldade da maternidade com um pouco de humor? Já pensou? Rir de si mesma, por que não? Escrever também pode ser uma boa ideia para relaxar e organizar os seus pensamentos. Quem sabe seus relatos podem virar crônicas, textos ou até mesmo um blog para compartilhar as suas visões e experiências com outras mães e pais. 

Organize as saídas sem neura 

Quando for encontrar com uma amiga, pense em algo fácil de ser executado, como um encontro na sua casa ou em um lugar perto e fácil para você. Se você já não pode cumprir as atividades físicas que fazia antes, talvez possa fazer uma caminhada no bairro. E se em algum momento tudo o que mais desejar seja mesmo tirar uma soneca no meio do dia, não se sinta culpada. Vá com tudo. Tire seu momento para isso. Essa fase é curta e, principalmente, ela é sua e de mais ninguém.