Conexão entre pais e filhos: qualidade do tempo juntos

A vida moderna e agenda corrida traz muitos desafios para os pais. Se, culturalmente, temos produtos que facilitam essa fase da vida com filhos pequenos, por outro lado, a tecnologia – com suas frequentes atualizações – traz a ideia de que é preciso estar sempre conectado para não perder nada. São mensagens de trabalho, grupos de WhatsApp, redes sociais e muito conteúdo que causa dispersão nas nossas tarefas do dia a dia. As pessoas estão cada vez mais conectadas com seus smartphones e muitas vezes acabam não percebendo que a interação humana acaba ficando em segundo plano em muitas situações. A ironia é que, embalados pelo desejo de não perder nada e estar o tempo todo conectado, às vezes não damos a atenção devida ao tempo de convívio e conexão com os filhos.

Conexão entre pais e filhos: qualidade do tempo juntos

Você já parou para pensar que as crianças repetem os nossos padrões e comportamentos? Quanto mais estivermos desconectados dos aparelhos e mais conectados com as pessoas, melhores exemplos estamos dando para as crianças, que vão se acostumar a dar mais importância para o momento do que para a foto.

Pode ser um passeio ao zoológico ou ao parque, pode ser uma volta de carrinho sem pressa, observando a paisagem. Ou ficar em casa o dia todo, brincando, lendo livrinhos, ouvindo música ou curtindo um banho de banheira bem caprichado, com direto a massagem em seguida. São momentos assim, junto daqueles que mais amamos, que nos fazem lembrar de como a vida pode ser simples.

Além de ganhar um momento especial – com olho no olho e tempo para apreciar a covinha, os furinhos naquela mão gordinha, as palavras que saem (ainda bem) um pouco atrapalhadas – você vai ganhar um pequeno admirador. Porque não precisa pensar em nenhum programa muito sofisticado ou projeto mirabolante para entreter as crianças sem eletrônicos. As crianças precisam, mais do que tudo, aprender que é nas coisas essenciais da vida que a paz é encontrada; que o bacana é colecionar momentos, não coisas.

E é assim, nesses momentos de conexão verdadeira e desconexão com a internet, que memórias doces são criadas. E não só memórias. Esses momentos também ajudam a criar laços fortes e verdadeiros entre pais e filhos, o que é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e aumenta a capacidade de aprendizado e de se relacionar com os outros. Você também ganha com isso, afinal, tem a oportunidade de conhecer melhor o seu pequeno e observar a formação de sua personalidade e preferências.

Mas lembre que a infância deles passa rápido, por isso, aproveite desde já. Experimente desligar o celular sempre que for possível. Permita-se. Comece fazendo exercícios de 30 minutos e veja a diferença. Vá aos poucos, no seu ritmo. O espetáculo acontece o tempo todo. Só é preciso estar conectado com a vida real (com o que realmente importa) para apreciá-lo.