Estimulando a autonomia do seu filho com um quarto montessoriano

Maria Montessori foi médica, psiquiatra, antropóloga e pedagoga. Dedicou sua vida à pesquisa em educação e principalmente em educar crianças com necessidades especiais. O resultado de suas intervenções foi surpreendente. Com o tempo, seu nome e seu trabalho ficaram tão reconhecidos no mundo todo que o método de ensino montessoriano foi adotado para as crianças em geral. Uma vez que a essência dessa pedagogia é o respeito às diferenças de cada um, é um método para todos.

Separamos algumas dicas para quem está pensando em montar um quartinho montessoriano para bebês e crianças pequenas – sempre com a premissa de promover autonomia. Antes de ir para a parte prática, veja o que é mais importante de se ter em mente na hora de planejar:

  • Apenas faça o que for funcionar para você, para sua situação familiar, para sua casa. Algumas vezes isso significa ter crianças compartilhando o quarto.
  • Pense em qual decoração você considera bonita (cores, texturas, tipo de tapete, colcha para cama, arte na parede)? Com esta decoração o quarto está calmo, está esteticamente agradável?
  • Ordem e independência. Como você pode instalar uma noção de organização e independência (pense nisso para armários e prateleiras). Os brinquedos, itens pessoais podem ser facilmente alcançados pela criança? Está fácil para a criança enxergar tudo e manter as coisas nos seus devidos lugares?
  • Pense no conforto. Você pode usar fibras e materiais naturais como algodão e lã. Pode colocar peças que tragam conforto térmico como mantas e tapetes no chão. O quarto tem luz natural? Ele pode ser escurecido quando necessário (para os cochilos durante o dia)?
  • A segurança é tão importante quanto a ideia de que a criança (de qualquer idade – a partir do nascimento) pode ser deixada sozinha para dormir e brincar com independência no seu quarto. Então se pergunte: todos os brinquedos e materiais estão apropriados para a idade? (Evite os brinquedos com peças pequenas.) Você precisa de alguma providência de segurança, como protetores de tomada ou portõezinhos para barrar escadas?

Com esses conceitos principais em mente, vamos para algumas dicas práticas:

Cama no chão
Quarto Montessoriano - Cama no chão

Seja com um colchão direto no chão ou uma cama de madeira com detalhes de arquitetura ampliando o potencial lúdico, esta opção oferece alguns benefícios muito importantes aos pequenos. Veja quais são:

  • Liberdade de movimento: a criança não está presa, está livre para sair e entrar na cama quando quiser.
  • Independência: a criança pode levantar para pegar um livro, ou se vestir, ou brincar, não precisa da ajuda de um adulto para fazer isso.
  • Respeito: uma cama no chão é um sinal de respeito pela natureza e necessidades dos pequenos. Eles não vão precisar dormir porque estão confinados e não têm outra opção, ao invés disso, vão escolher se querem ir para cama deitar (e com sorte vão dormir).
  • Conforto: com uma cama baixa ou colchão no chão, fica mais fácil para os pais ficarem próximos dos pequenos. Para amamentar, é possível deitar junto com eles, e para os sonolentos, dá até para tirar um cochilo.

Espelho na parede na altura do bebê
Quarto Montessoriano - Espelho na parede altura do bebê

Como pedagoga e médica, Montessori trabalhou no conceito da importância do movimento para o desenvolvimento físico e mental. Por isso em todas as dicas para o quarto, este item é contemplado. No caso do espelho, isso não é diferente. Mas vamos ver qual é a lista completa com os benefícios deste item no quarto:

  • O bebê consegue se ver. Este detalhe estimula o movimento e ao mesmo tempo a concentração. Afinal, essa fofura não quer se perder de vista.
  • Traz alegria. Sempre que um bebê vê um espelho pela casa ou fora dela, ele demonstra alegria, dá um sorriso ou até solta uma gargalhada. Isso porque os bebês adoram rostos, incluindo o deles.
  • Promove o brincar. Isto porque o bebê não está dependente do adulto para o entreter.
  • Promove o movimento. O bebê fica estimulado a explorar opções com o corpo como se virar de barriga para baixo. Além da coordenação motora com o subir e descer das pernas.

A recomendação é de que o espelho tenha o comprimento do bebê para que ele se veja por inteiro. O ideal é que a sua frente tenha um tapete confortável e macio onde o bebê pode ficar deitado e se mover sem se machucar, mas sem ser macio demais como um colchão, porque isso pode dificultar os movimentos. Também é interessante pensar em colocar alguns objetos próximos ao espelho para estimular o bebê de ir até eles. 

Mantenha tudo ao alcance da altura da criança
Quarto Montessoriano - Mantenha tudo ao alcance da altura da criança

Uma das frases mais famosas da médica pedagoga é “Nunca ajude uma criança em uma tarefa em que ela se sente capaz de fazer.” Por isso o conceito principal do quarto montessoriano é dar a criança autonomia para pegar os brinquedos que quiser. Além da altura, o ideal é que a quantidade de objetos não sobrecarregue a criança pequena com muitas escolhas ou muitos estímulos. No caso dos brinquedos, opte por aqueles que estão de acordo com a faixa etária e que estimulem o desenvolvimento físico e/ou sensorial. Para o guarda roupa, o ideal também são poucas peças para que a criança não se atrapalhe muito na hora de escolher. Elas podem ficar em caixas ou pequenos baús no chão, no caso de bermudas ou saias, por exemplo, ou podem ficar em cabides na arara de altura similar aos pequenos e fora de armários.

Estando cama, prateleiras, estantes, mesas, cadeiras e objetos adaptados para à estatura da criança, é como se estivéssemos dizendo para ela: você consegue, você é capaz. E não é isso que todos nós queremos ouvir?