Você sabe de onde vem o alimento que o seu filho come?

Cada vez mais as pessoas demonstram preocupação e curiosidade com relação à origem dos alimentos e produtos que consomem no seu dia a dia. Conforme essa consciência coletiva aumenta é impressionante observar o espaço que os de produtos mais naturais e também os orgânicos vêm ganhando no mundo todo.

Essa nova postura dos consumidores modernos cria um efeito positivo em toda a cadeia produtiva, pois o aumento da procura por este tipo de produto faz com que a indústria de alimentos tenha que adotar uma postura mais transparente e aberta ao diálogo quando o assunto é a origem das matérias primas e a forma como elas são obtidas. Para alimentos de origem animal, como por exemplo os produtos derivados do leite, o bem-estar e qualidade de vida dos animais também é um tema importante, relevante e que merece atenção.

Quando se trata de alimentação infantil, sabemos que os pais são ainda mais criteriosos neste tipo de escolha e isso começa a se acentuar por volta do 6º mês de vida, quando há a introdução de frutas e papinhas no cardápio dos pequenos. Por terem o organismo ainda imaturo em diversos aspectos e estarem consolidando seu sistema imunológico e digestivo os bebês tendem a ser mais sensíveis às substâncias artificiais ou tóxicas e bactérias.

Pais e mães já atentos à origem dos alimentos que consomem costumam redobrar a atenção quando o assunto é a alimentação dos filhos, justamente para oferecer o que há de melhor e mais natural para eles. A amamentação é um exemplo disso. O leite materno é um alimento perfeito e naturalmente adequado para o organismo do bebê desde o nascimento, que conta ainda com benefícios importantes como o reforço da imunidade.

Esta reflexão é muito válida e importante. O resgate da alimentação natural e o conhecimento da origem dos alimentos ajuda inclusive as crianças a adquirirem hábitos saudáveis desde cedo. Quanto menos processado for o alimento, melhor será a disponibilidade e absorção dos seus nutrientes e quanto mais variado for o cardápio, maior será o repertório da criança para que passe a reconhecer sabores, texturas e comece a desenvolver suas preferências.

Vale lembrar que o bebê só terá contato com aquele alimento que for apresentado para ele e que as escolhas dos pais no começo da vida serão o ponto de partida para as escolhas que seus filhos virão a fazer no futuro.